segunda-feira, 5 de março de 2018

LIVROS - DA BIBLIOTECA PARA A SALA DE AULA


OBRA LECIONADA NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS- LEITURA ORIENTADA

Na minha opinião é um livro muito bem organizado, fácil e divertido de ler. Aborda assuntos com os quais convivemos no dia-a-dia, tais como a amizade, a lealdade, a solidariedade. A história tem partes mais engraçadas e outras mais tristes, tal como a nossa vida.
Este livro também é uma boa lição de vida, pois ensina-nos a aceitar as diferenças que temos entre nós, seres humanos, de uma forma ”amiga”.
Matilde Santos, 7º C

Eu gostei muito desta obra porque o gato ensinou uma gaivota a voar, algo que na realidade é impossível. O que esta história nos transmite são os valores da amizade, ajuda e lealdade.
Tomás Antunes, 7º C
Eu achei o livro original, pois tinha muitas mensagens e deu-me a perceber que nós, humanos, estamos a estragar o mundo e a causar milhões  de mortes a animais que não  nos fizeram nada. Infelizmente, o que o livro diz é verdade, pois se encontrássemos um animal inteligente e a falar, tal como acontece na obra, iríamos logo querer estudá-lo não o respeitando.
O que mais gostei  no livro foi um gato sacrificar-se só por um ovo,  pois a maior parte das pessoas tinham-no comido, não mostrando valorizar uma promessa. Zorbas não desistiu mesmo com todos os obstáculos e é a isso que se chama uma grande PESSOA.
Tiago Branco, 7º A

Eu acho que a obra está muito bem escrita, completa e compreensível.
Tem momentos divertidos, que fazem rir, outros mais tristes. Mas uma coisa que eu realmente gostei na obra foi o facto de Zorbas fazer de "mãe" de uma gaivotinha bebé, cuja mãe morreu por causas ambientais. Isto faz-nos perceber que há outras famílias, as  de coração. 
É incrível como Zorbas se apegou à pequena e indefesa gaivotinha, independentemente da espécie, e conseguiu tornar-se uma verdadeira "mãe". 
Também nos faz perceber que a vida nem sempre é fácil e que devemos transformar os nossos obstáculos em desafios que consigamos superar.
Luísa Marques Antunes, 7ºC

Eu achei o livro muito interessante, os temas da  amizade e da confiança que este livro aborda são coisas que muitas pessoas hoje em dia não demonstram ter  umas pelas outras, daí este livro poder ser uma grande lição para nós,  humanos.

André Silva,  7ºB

Na minha opinião, este livro tem partes tristes mas que servem para chamar à atenção do ser humano, pois ele é o grande causador de muitas mortes de animais. O gato Zorbas prometeu cuidar da pequena gaivota, que ficou sem mãe, mostrando ser um gato prestável e cumpridor.
Esta história espelha valores como a amizade, a lealdade e a solidariedade, que deveriam ser importantes para nós. Serão?
Maria Pedro, 7º B









Sem comentários:

Enviar um comentário