terça-feira, 9 de maio de 2017

Entrevista - 25 de abril


Entrevista  à Dª. Maria do Carmo Alves, 62 anos (a minha avó)


Eu- Diga-me como era Portugal antes do 25 de abril.

Maria- Portugal antes do 25 de abril era um país fechado ao mundo, coberto de censura, pobre e atrasado.

Eu- Pode-me explicar melhor estes pontos que refere?
 
Maria- Sim. Fechado ao mundo quer dizer: devido a vivermos uma ditadura, Portugal não exportava nem importava qualquer produto, fosse ele bens alimentares ou qualquer outra coisa.

Em relação à censura o povo português não tinha direito ao voto, não existia liberdade de expressão, até nas roupas não se podia vestir o que queria (por exemplo: as mulheres não podiam vestir saias).

Referente à pobreza e ao atraso, Portugal era maioritariamente povoado de Camponeses e analfabetos.

Eu- Quando fala de censura a que se refere?

Maria- Por exemplo, nós praticamente só ouvíamos rádio porque não tínhamos televisão, só os mais ricos é que podiam comprar. As notícias que ouvíamos antes de serem relatadas, o governo da altura, primeiro tinha que autorizar que estas fossem divulgadas.

Nessa mesma época foi criada uma polícia especial do governo de nome P.I.D.E, (a população na altura até brincava com o nome e dizia vem aí a pevide).

A Pide era perigosa desde que começou a ter mais poder do que o governo, por vezes até mandava mais. Mas os mais perigosos ainda, eram os bufos, (pessoas que traíam os próprios amigos em seu benefício).
 
Eu- E nessa altura existiam escolas?

Maria- Sim existiam, mas nem todos iam à escola devido à pobreza, pois tinham que ajudar os pais nos campos e nas casas das senhoras. Só os mais ricos é que iam à escola e na escola eram rapazes de um lado e raparigas noutro.

Eu- Se Portugal não importava nem exportava produtos e bens essenciais, existia comida suficiente para todos?

Maria- Não, por falta de alimentos, o governo racionou a comida para que não houvesse fome. Assim, a cada família era dado um rácio para que tivessem que comer.

 
Trabalho elaborado por Ricardo Alves Santos Nº21 5ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário